Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Goiânia está em processo de elaboração e precisa da contribuição da sociedade para definir as diretrizes municipais de saneamento básico para os próximos 20 anos. Todos os goianienses têm a oportunidade de participar, discutir e opinar na construção do projeto que vai nortear as questões relacionadas ao abastecimento de água, ao esgotamento sanitário, à gestão dos resíduos sólidos (lixo) e à drenagem urbana, conforme prevê a Lei nº 11.445/07.

Segundo o Art. 2º da Lei 11.445/07, considera-se Saneamento Básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário (esgoto); limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (lixo); e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas (água da chuva).

Foram realizadas pré-conferências em todas as regiões de Goiânia para a participação da população e eleição de delegados, que terão poder de voto nas deliberações finais do Plano. O trabalho inicial, já concluído, inclui a consulta pública e o diagnóstico da situação do saneamento do município; a partir de então, o PMSB começou a traçar estratégias para melhorar a execução dos serviços e a qualidade de vida das pessoas.

Audiência Pública

A Prefeitura de Goiânia concluiu mais duas etapas do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), o diagnóstico e o prognóstico. Os documentos serão apresentados à sociedade no dia 19 de dezembro, em Audiência Pública, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). O diagnóstico do Plano contém as características da atual situação da Capital em relação aos serviços prestados e ao acesso da população a abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana. O prognóstico reúne estratégias e planejamentos para construir cenários alternativos de melhorias dos sistemas que integram o PMSB, em relação a água e esgoto.

Para se inscrever, acesse o site www.creago.org.br, clique em Mais Capacitação e, em seguinte, em Palestras e Eventos. A inscrição é gratuita e o evento vai certificar os participantes.

Agenda

19/12/2018 – Audiência Pública
Auditório do Crea-GO – Rua 239, nº 561, Setor Leste Universitário

Eventos Realizados

04/09/2018 - Pré-conferência - Leste
Escola Municipal Silene de Andrade - Conjunto Habitacional Aruanã 1
30/08/2018 - Pré-conferência - Norte
Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro - Vila Itatiaia
29/08/2018 - Pré-conferência - Noroeste
Escola Municipal Paulo Freire - Jardim Curitiba
28/08/2018 - Pré-conferência - Região Oeste
Escola Municipal Joaquim Câmara Filho - Jardins do Cerrado 4
23/08/2018 - Pré-conferência - Região Sudoeste
Escola Municipal Monteiro Lobato - Setor Oriente Vile
22/08/2018 - Pré-conferência - Região Sul
Escola Municipal Professora Maria Camargo - Bairro Jardim América
21/08/2018 - Pré-conferência - Região Central
Escola Municipal Santa Helena – Setor Vila Paraíso
20/08/2018 - Evento de Lançamento do PMSB
Endereço: Salão Nobre – Paço Municipal. Avenida do Cerrado, Park Lozandes