O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Goiânia está em processo de elaboração e precisa da contribuição da sociedade para definir as diretrizes municipais de saneamento básico para os próximos 20 anos. Todos os goianienses têm a oportunidade de participar, discutir e opinar na construção do projeto que vai nortear as questões relacionadas ao abastecimento de água, ao esgotamento sanitário, à gestão dos resíduos sólidos (lixo) e à drenagem urbana, conforme prevê a Lei nº 11.445/07.
Segundo o Art. 2º da Lei 11.445/07, considera-se Saneamento Básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário (esgoto); limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (lixo); e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas (água da chuva).
Foram realizadas pré-conferências em todas as regiões de Goiânia para a participação da população e eleição de delegados, que terão poder de voto nas deliberações finais do Plano. O trabalho inicial, já concluído, inclui a consulta pública e o diagnóstico da situação do saneamento do município; a partir de então, o PMSB começou a traçar estratégias para melhorar a execução dos serviços e a qualidade de vida das pessoas.